Portugal está na moda não é verdade?
E todo mundo quer ter um passaporte português! Mas para ter um passaporte português primeiro é preciso verificar quem é o seu ascendente português e dar inicio ao processo de nacionalidade portuguesa!
Desde 2015, Portugal virou “moda” para os brasileiros e com a crescente demanda de brasileiros interessados em imigrar para a terrinha, percebemos o aumento das dúvidas sobre os direitos dos filhos, netos e cônjuges de cidadãos portugueses.
A primeira pergunta que recebemos diariamente quando um novo cliente nos contacta é: “tenho direito a cidadania portuguesa?”
Primeiro vamos esclarecer o que é “nacionalidade” e o que é “cidadania”:
A Nacionalidade é a condição de pertencer a determinado país, nação de origem, ou pátria.
Para o Direito, o conceito de nacionalidade atribuído a um indivíduo pressupõe que ele tenha um vínculo jurídico com o Estado a que pertence, vínculo esse que gera direitos e deveres.
A Cidadania é o estar apto a praticar direitos e deveres em um Estado.
Assim, enquanto que ser nacional de um Estado é pressuposto para que alguém seja cidadão desse Estado, e possa, então, exercer direitos políticos, o contrário não se verifica. Nem todos os nacionais de um Estado serão cidadãos desse Estado, uma vez que podem não estar em condições de exercer direitos e cumprir deveres.
Dessa forma, podemos perceber claramente que nacionalidade e cidadania são conceitos distintos, mas que se confundem em alguns aspectos.
Na realidade quando você é filho, neto ou cônjuge de um cidadão português, o que você pretende é obter a sua nacionalidade portuguesa.
Curta nossas páginas nas redes sociais e nosso canal no Youtube para ficar por dentro de todas as novidades e atualizações!
Deixe a burocracia que nossa equipe resolve para você e sua família!
Somos todos uma grande Família Brasil Portugal!